A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, afirmou nesta quinta-feira [28.09.2023] que aumentar o acesso ao Ensino Superior, melhorar a oferta formativa e valorizar a equidade de género estão entre as prioridades do Executivo para o Ensino Superior.
Ao intervir no Acto Solene de Abertura do Ano Académico 2023/2024, nas instalações da Academia de Ciências Sociais e Tecnologias (ACITE), Esperança da Costa afirmou que é igualmente pretensão do Executivo investir nos Institutos Superiores de Ciências da Educação (ISCED) e nas Escolas Superiores Pedagógicas, promover a transformação digital nas Instituições, consolidar o Sistema de Garantia da Qualidade do Ensino Superior e fortalecer a sua gestão.
“A nossa visão deve girar em torno da necessidade de preparar o caminho para um futuro, onde o conhecimento seja, de facto, a força transformadora necessária para fazer face aos desafios contemporâneos, que reclamam soluções e uma grande capacidade de adaptação de todos os actores do Subsistema de Ensino Superior”, referiu a Vice-Presidente, tendo sublinhado os esforços do Executivo.
“São inegáveis os progressos que o país tem feito no plano da expansão e do acesso ao ensino superior, nas duas últimas décadas. Mas, precisamos converter esta expansão na formação de profissionais mais qualificados e capazes de corresponderem às exigências dos tempos actuais.l e dos próximos desafios”.
Esperança da Costa destacou igualmente as acções que o sector deve levar a cabo ao longo do quinquénio 2023-2027, com recursos do OGE e apoio financeiro de parceiros como a União Europeia, do Banco Mundial e da Parceria Global para a Educação.
Se por um lado é necessário melhorar a oferta formativa e o acesso ao ensino superior, por outro, é crítico promover o reforço das competências e a diferenciação qualitativa do pessoal docente, dos investigadores científicos e do pessoal não docente, sublinhou a Vice-Presidente da República.